sábado, 4 de janeiro de 2014

Inteligência Multiplas

1. Inteligências Múltiplas - mudando um paradigma:

Dentro da educação se pretende atingir um ideal de igualdade, aonde tenta-se levar aos alunos as mesmas oportunidades de estudo, dando-lhes acesso as mesmas matérias, do mesmo modo, avaliando-os com os mesmos critérios. Contudo, a partir das reflexões de Gardner sobre as inteligências múltiplas, há uma desigualdade essencial na inteligência das pessoas, que exige métodos e propostas diversas.
Nos termos de Gardner: "A escola uniforme parte da premissa de que todos os indivíduos são iguais e, portanto, que a educação uniforme atinge todos eles de forma igual e eqüitativa. Mas somos visivelmente diferentes uns dos outros e temos personalidades e temperamentos diferentes. (GARDNER)

Gardner coloca em xeque não apenas o ideal de igualdade na educação, mas também, o imperativo das inteligências linguística e lógico-racional. Pois, no modelo educacional vigente, as inteligências valorizadas e trabalhadas são única e exclusivamente as inteligências  linguística e lógico-racional. Todo o modelo educacional da escola tradicional esta projetada para estimular e desenvolver apenas essas inteligências.
Assim Gardner defende a urgência de um modelo educacional que estimule e desenvolva as outras inteligências. Permitindo que as inteligênicas Corporal-Cinestésico, Musical, Espacial, Interpessoal, Intrapessoal, Naturalista, Existencialismo sejam tão estimuladas quanto as duas hoje privilegiadas.


2. Howard Gardner:

Gardner (1945-…) é um estado-unidense, ligado a universidade de Harvard, que se move no âmbito da psicologia cognitiva e educacional, onde assume notoriedade após a elaboração da teoria das inteligências múltiplas. Gardner tem como obra magna Estruturas da Mente, escrita em 1983, a qual define sete tipos de inteligências.
Atualmente é professor de Cognição e Educação na Universidade de Harvard, e professor adjunto de Neurologia na Universidade de Boston.


3. Teoria das Inteligências Múltiplas:

A Inteligência é um tema que sempre atraiu a atenção dos educadores e dos psicólogos da educação, tendo inúmeras experiências e tentativas de definição e mensuração. Uma das primeiras experiências que chega ao nosso conhecimento é a do início do século XX, quando Alfredo Binet, encarregado pelo governo francês desenvolve um sistema de avaliação para identificar as habilidades das crianças, em especial nas áreas verbal e lógica.
Do início do século XX aos nossos dias, um conjunto de outras experiências para mensurar a inteligência das crianças (e dos adultos) foram e estão sendo desenvolvida. Dentre elas, ganha notoriedade o sistema de avaliação Quociente de Inteligência, ou somente QI.
Gardner coloca em xeque não só a possibilidade de mensurar a inteligência, coloca também ou principalmente a própria ditadura da inteligência lógica-matemática e lingüística.
A partir disso, Gardner vai desenvolver a Teoria das Inteligências Múltiplas (IM), a qual, em linhas gerais vai entender que há nas crianças (e nos adultos) diferentes inteligências que se dispõe e se interagem de diferentes formas. Sendo elas oito (na obra Estruturas da Mente é definido apenas sete, mas hoje Gardner já reconhece oito, e dependendo das fontes, falasse inclusive em nove):

Tipos de Inteligência:

Apresentaremos abaixo os sete tipos de inteligência.
Conquanto, é preciso fazer uma advertência: embora Gardner dispõe de sete tipos de inteligência, em que cada criança dispõe de uma mais desenvolvida que as outras,  é preciso não esquecer que esta mesma criança dispõe das outras seis inteligência, apenas em grau menos desenvolvidas. Em outros termos, uma criança com a inteligênica lingüística apurada, dispõe também da inteligência lógico-matemática, apenas em grau menos desenvolvida. Ou ainda, uma única criança pode dispor de grande habilidade em uma ou mais inteligência, tendo assim facilidade com padrões matemáticos (como é comum a inteligência lógico-matemática) e facilidade em contar histórias (como é comum a inteligência lingüística).
Como todas as crianças dispõe das diversas formas de inteligências, é preciso desenvolver todas as inteligências em todas as crianças, com a resalva de que nem todas as crianças irão dispor da mesma facilidade em todas as áreas, exigindo assim maiores cuidados em uma área e maiores estimulos em outra área.


Lingüística:
A Inteligência lingüística é certamente, ao lado da Inteligência lógico-matemática, as duas inteligências mais valorizadas na educação. Suas características básicas são: a) sensibilidade para os sons; b) habilidade em perceber e estabelecer ritmos as palavras; c) habilidade para criar histórias; d) habilidade para transmitir idéias de forma clara; e) habilidade com a fala e escrita; f) criatividade linguística.
Esta inteligência é bem desenolvida em políticos, jornalistas, professores, vendedores.

Lógico-Matemática:
A inteligênica lógico-matemática tem como características básicas: a) facilidade em reconhecer e interpretar padrões lógicos; b) facilidade com cálculos; c) habilidade em reconhecer, interpretar e criar ordem e sistematização.
Esta inteligência é bem desenolvida em engenheiros, matemáticos e cientístas.

Musical:
Características básicas: a) habilidade para perceber e criar sons, ritimos, timbres.
Esta inteligência é bem desenvolvidas em músicos.

Espacial:
Características básicas: a) habilidade para perceber de forma precisa a dimensão espacial; b) falicidade em se localizar no espaço; c) falicidade em reconhecer padrões geográficos.
Esta inteligência é bem desenvolvida em artistas plásticos, navegadores, pilotos, arquitetos.

Corporal-cinestésica:
Características básicas: a) habilidade com o próprio corpo, podendo executar movimentos complexos e precisos; b) habilidade em perceber o movimento dos próprios musculos, identificar pesos, posições; c) articulação em movimentos; d) coordenação motora apurada.
Esta inteligência é bem desenvolvida em cirurgiões, bailarinas, atletas, escultores.

Interpessoal:
Características básicas: a) facilidade em interagir com as pessoas; b) facilidade em entender e interpretar os sentimentos e comportamento das pessoas; c) disposição para a liderança; d) sensibilidade para coordenar grupos.
Esta inteligência é bem desenvolvidas em empresários, políticos, terapeutas, professores.

Intrapessoal:
Características básicas: a) habilidade em identificar os próprios sentimentos; b) facilidade em resolver conflitos internos; c) auto-conhecimento; d) auto-estima.
Esta inteligênica é bem desenvolvida em psicólogos.

Esses são os sete tipos de inteligência, juntam-se a elas a inteligência naturalista, a inteligência existêncialista e a inteligência contemplativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário